Onde criar uma atividade
iônica
Atualizado em 21/07/2025
Leitura: 5 minutos
Há várias formas de criar atividades em meu ambiente. Você pode começar pelo Plano de Aula, pela página inicial ou direto pelo menu de Atividades. Confira 3 maneiras de criar uma atividade para estudantes:

A opção 1 mostra o acesso via menu principal, enquanto a opção 2 indica o botão “Criar atividade” na página inicial.
- Pelo menu principal. Selecione Atividades e, na próxima tela, vá em Nova atividade
- Pela página principal. Vá até Criar atividade e selecione Nova atividade.
Como criar uma atividade

Mostra onde preencher informações obrigatórias, como título, etapa escolar e nota, além de onde adicionar questões e acessar configurações avançadas.
Você só precisa preencher algumas informações essenciais e escolher as questões que quer usar ao criar uma atividade.
O processo tem apenas 3 etapas: Editar, Compartilhar e Finalizar.
Em Editar:
- Defina um título. Dê um nome à sua atividade que seja fácil de identificar por você e por sua turma. Este campo é obrigatório
- Selecione a etapa escolar. Selecione a etapa escolar correspondente. Esta informação também é obrigatória
- Escolha se a atividade vale nota ou não. Selecione Atividade avaliativa para definir uma nota ou deixe a opção desmarcada
- Se você marcar a atividade como avaliativa, a opção Nota vai ficar habilitada para você inserir o valor máximo da atividade
- Defina os detalhes da entrega. Agora, você pode configurar:
- Prazo de entrega da atividade
- Horário limite para envio
- Tempo de execução (ou seja, quanto tempo os(as) estudantes terão para completar a atividade depois que abrirem).
Dica! Se você não definir um tempo de execução, a atividade ficará sem limite de tempo
- Use as configurações avançadas
Se quiser classificar melhor a atividade, use a opção Configurações avançadas. Elas são opcionais e, quando aberta, quatro novos campos vão aparecer para você definir:- Objetivos de aprendizagem
- Tópicos
- Sequência didática
- Assuntos
Esses campos não são obrigatórios, mas ajudam a organizar melhor suas atividades — especialmente se você pretende reutilizá-las depois.
- Selecione Adicionar Questões e escolha uma destas 3 maneiras
- Minhas questões: abre a aba Minhas questões para você escolher questões que você já criou antes
- Banco de questões: abre a aba com as questões que estão na minha plataforma para você escolher quantas quiser.
- Criar questão: abre minha ferramenta de edição de questões para você criar uma nova do zero.
Eu explico tudo para você sobre as questões nestes artigos:
Como encontrar questões
Como criar uma questão
Quando você define as questões para a atividade, elas vão aparecer em lista.

Tela com elementos destacados e numerados de 1 a 4, indicando onde selecionar turmas ou estudantes, ativar a opção “Publicar no Mural”, visualizar como o aluno verá a atividade e finalizar a etapa clicando em “Continuar”.
Depois de criar a atividade, é o momento de Compartilhar a atividade
- Escolha com quem quer compartilhar a atividade. Pode ser um curso ou escolher estudantes
- Se você selecionar o curso, a atividade será enviada para toda a turma
- Se quiser compartilhar com algumas pessoas da turma, vá em Mostrar estudante e escolha nome por nome
- Quer que apareça no mural do curso? Se quiser que estudantes recebam um aviso no mural assim que a atividade for publicada, marque a opção Publicar no Mural
- Confira a visão de estudante. Selecione Mostrar como estudante para ver, numa nova aba, como a atividade vai aparecer para sua turma. Isso ajuda a garantir que está tudo certinho
- Publique na hora ou depois. Você tem duas opções:
- Para publicar na hora em que a atividade for finalizada, selecione Continue
- Para deixar para depois, selecione Pular

Botão Salvar destacado e numerado (1), com as opções de finalização da atividade: Publicar, Rascunho ou Agendar. Escolha uma delas para concluir.
É o momento de revisar tudo antes de Finalizar a criação da atividade.
- Se as informações estiverem corretas selecione Salvar e escolha uma das 3 opções:
- Publicar agora
A atividade será publicada imediatamente e uma tela de aviso vai aparecer. Selecione Concluir para finalizar a publicação. Uma cópia da atividade também fica salva em Meus modelos.
Quer uma cópia em DOC ou PDF? É só selecionar Baixar atividade e escolher o formato. - Salvar como rascunho
Se preferir deixar a atividade salva para continuar depois, escolha a opção Rascunho. A atividade vai ficar disponível em Rascunhos, dentro da área de Atividades.
Você também pode usar o botão Baixar atividade para salvar uma cópia em DOC ou PDF. - Agendar publicação
Você pode agendar a atividade para ser publicada quando quiser. É só selecionar a data e a hora e confirmar em Agendar.
A atividade agendada também aparece em Meus modelos. E, se quiser, use o botão Baixar atividade para salvar uma cópia em DOC ou PDF.
Dica! Se você precisar ajustar as informações da atividade antes de salvar, basta usar a opção Editar.